10 Cafés da Manhã sem Glúten

Café da manhaReceitasSem glútenVegetarianojul 20, 2017por

Cafés da manhã sem glúten! E maravilhosos de gostosos! Oba!

Quando descobri que tinha intolerância a glúten, a primeira coisa que pensei foi: “E agora? Como faço sem meu pãozinho integral com achocolatado no café da manhã? Mas logo depois pensei: “Sem mimimi, Juliana. É pro seu bem.”

O negócio não estava bom pro meu lado. Eu estava num momento da vida onde passei a comer pão, biscoito e farinha no café, almoço, lanches e jantar. Olhando pra trás, eu acho que nunca digeri glúten muito bem. Minha digestão sempre deixou a desejar, mas eu cheguei num ponto onde vivia passando mal 24h por dia. Acordava toda madrugada com azia. Doença era meu segundo nome. Depois de alguns exames de sangue e uma endoscopia, recebi o diagnóstico de intolerância a glúten.

Então eu decidi ser radical e cortar de cara pães, bolos e macarrão. Claro que existem algumas poucas opções sem glúten no mercado, mas esses produtos sem glúten além de ter um preço altíssimo, na maioria das vezes não são muito saborosos e também não são nem um pouco parecidos com os originais. (Uma das exceções é o macarrão de arroz, que provei há pouco tempo. Barato e gostoso!).

E eu ainda não tinha descoberto o maravilhoso mundo das receitinhas sem glúten. Daí meus cafés da manhã passaram a ser um divertido desafio!

Mas, antes de falarmos sobre café da manhã, vamos falar sobre glúten. Eu não sou especialista no assunto. Mas eu sei que muita gente se beneficia de dietas sem glúten pra saúde e também sei que a farinha de hoje em dia não é a mesma de antigamente.

Hoje a indústria aumenta a quantidade de glúten na farinha para garantir mais sabor, mas até que ponto isso é bom? Hoje os pães são feitos rapidamente e em escala industrial, ao oposto da forma original, que respeita o tempo de fermentação natural. Hoje comemos farinha em todas as refeições. Seria o ideal?

Eu também sei que pra muita gente, glúten não é o demônio. Desde que sejam priorizados bons produtos e que seja consumido com equilíbrio.

Esclarecida essa parte, algumas coisas muito boas acontecem quando você diminui ou exclui o glúten e consequentemente boa parte dos industrializados:

  • Você passa a comer mais vegetais e frutas.
  • Seu estomago fica mais feliz.
  • Sua criatividade aflora para outras receitas quando você se vê sem sanduiche e macarrão.
  • Você lembra que de fato ama outras comidas além do pão.
  • Você se sente orgulhoso por comer mais saudável.

Então, esses cafés da manhã sem glúten, são pra você. Que gosta de coisas simples. Que ama café da manhã. Que está buscando mais saúde. Que não tem grana para pão sem glúten. Que não tem muito tempo para receitinhas.

10 Cafés da Manhã sem Glúten! Vem comigo!

1. Queijo coalho e banana da terra grelhados

10 cafés da manhã sem glúten

Não tem como não começar o dia bem com um café desses! Prático, rápido e delicioso!

MODO DE FAZER: Basta grelhar 2 palitos de queijo coalho e ½ banana da terra em rodelas na mesma frigideira. Saciedade garantida pela manhã inteira.

2. Banana com cottage e canela

10 cafés da manhã sem glúten

O seu dia será bem mais gostoso depois de um café desses…

MODO DE FAZER: corte a banana no sentido do comprimento (eu usei banana da terra, mas fica bom com qualquer banana). Recheie com queijo cottage e salpique canela. Leve ao forno médio por 20 minutos.

3. Tapiovo crocante

10 cafés da manhã sem glúten

Esse é o café da manhã preferido do Leandro. Ele come todos os dias! Tapiovo crocante com gema mole.

MODO DE FAZER: põe a farinha de tapioca na frigideira, tempera, liga o fogo baixo e espera o disco da tapioca se unir. Quebre os ovos por cima, tempere e tampe. Fique de olho. E deixe a gema chegar na consistência que você preferir. A tapioca fica super crocante! Depois coma com a mão, estilo pizza mesmo, degustando essa crocância, misturada com a cremosidade da gema e seja feliz!

4. Smoothies

10 cafés da manhã sem glúten

Adoro frutas no café da manhã! Simplesmente amo! Gosto de tomar smoothies no pós treino, pois não sinto muita fome, porém preciso comer antes de trabalhar.

Os smoothies, por serem líquidos, me saciam sem me deixar empanturrada e são uma ótima fonte de energia depois de um treino pesado.

Eu tenho várias receitas, mas segue uma das que mais gostei: Smoothie de coco, banana e laranja.

MODO DE FAZER: bata a carne de ½ coco verde (ou 2 pedaços médios de coco seco) com 1 banana e ½ laranja. Não precisa adoçar! Se ficar muito grosso, ponha água até ficar na sua consistência preferida.

5. Suco verde do Balada

10 cafés da manhã sem glúten

Vamos combinar suco verde não é gostoso. Mas eu te garanto que ESSE é! É o suco verde do restaurante Balada Mix, o mais gostoso que já provei na vida!

Suco verde é bom praqueles dias que você só está com aquela fominha, sabe? Aquela bem pequena? Aquela que você não quer comer muito, mas também não que sair de casa de barriga vazia, porque sabe que o almoço pode demorar? Essa mesmo!

MODO DE FAZER: Bata no liquidificador:

300 ml de água de coco

4/5 folhas de hortelã

1 folha de couve

1 pedaço de 1 a 2 cm de gengibre

2 rodelas de abacaxi

Suco de ½ limão

6. Smoothie bowl de abóbora

10 cafés da manhã sem glúten

É o meu café preferido atualmente. É uma mistura doida, eu sei. Mas vai por mim. É bom demais! Sacia bastante e você já começa seu dia com um potinho cremoso de felicidade, cheio de fibras, probióticos e sabor!

MODO DE FAZER: Asse 1 abóbora inteira em forno alto até caramelizar (uns 40 minutos). Essa quantidade garante café da manhã pra semana inteira.

Bata a abóbora assada com iogurte natural ou kefir em porções iguais. Adoce à gosto (eu uso whey protein ou mel/melado).

7. Mingau de aveia com banana

10 cafés da manhã sem glúten

É um clássico. Preferido do Leandro também. Ele come todo fim de semana. Mas PRESTENÇÃO, MEU IRMÃO! A aveia precisa ser SEM GLÚTEN, ok?

MODO DE FAZER: Cozinhe, em fogo baixo, 2 colheres de sopa bem cheias de aveia e 1 banana amassada em 1 e ¾ de xicara de chá de água ou leite (ou uma mistura dos dois) por 10 a 15 minutos até chegar na consistência desejada. Adoce com seu adoçante de preferência (eu uso whey protein ou mel/melado, mas se a banana estiver bem docinha, talvez nem precise adoçar!). Polvilhe canela e seja feliz!

8. Ovo cozido com gema mole

10 cafés da manhã sem glúten

Me faltam as palavras pra descrever essa delícia!

MODO DE FAZER: Corta uma batata-doce já assada em palitos e deixa na airfryer por 10 minutos (ou forno bem quente) até ficar crocante. Ferva 1 panela de água e ponha 2 ovos na agua fervente (com uma escumadeira). Marque 4 minutos (com o fogo alto ainda ligado) e retire os ovos. Coloque em cima de 2 xicrinhas de café e quebre o topo com o auxílio de uma faca. Tempere as geminhas moles com sal e ervas secas. DEVORE!

9. Ovos fritos com banana da terra

10 cafés da manhã sem glúten

Se você ama crocância, você precisa dessa café.

MODO DE FAZER: frite seus ovos numa frigideira antiaderente. Assim, você precisará só de 1 ou 2 colheres de chá de manteiga pra deixar essa bordinha crocante. A banana da terra crocante eu fiz cortando fatias bem finas e colocando na airfryer pré aquecida por 10 minutos, virando as fatias na metade do tempo. Ela vai sair ainda mole, mas deixe esfriar uns 5 minutinhos que fica CROCANTE!

10. Torradinha low carb

10 cafés da manhã sem glúten

Essa torradinha não vai te deixar cheio de fome meia hora depois. Eu garanto!

MODO DE FAZER: Bata com um garfo, 1 ovo, 1 colher de sopa de farinha (de coco, de amendoim, de linhaça, de amêndoas, de oleaginosas em geral), sal à gosto, 1 colher de sopa de água e uma pitadinha de fermento. Unte 1 xicara com manteiga, despeje a mistura e leve ao micro ondas por 2 minutos. Corte em fatias e leve à airfryer por 6 minutos ou ao forno alto por 7 minutos, virando na metade do tempo.

Servi com queijo de cabra, tomatinhos, salsinha e molho de tahine com alho.


E é isso aí, pessoal! 10 cafés da manhã sem glúten que vão fazer seus dias começarem bem mais deliciosos. E vocês repararam que todos os cafés da lista são vegetarianos também? WIN WIN!

Agora com licença, que depois dessa lista, até eu fiquei com fome. Obrigada, de nada.

somostribonatural

Veja também esses relacionados

Comente via Facebook

Deixe seu comentário

5 Comentários

  • Lorena Assis
    mar 25, 2018

    Apaixonada por vcs.

    • Juliana Menezes
      Juliana Menezes
      mar 27, 2018

      Obrigada pelo carinho, Lorena! ❤️❤️❤️

  • Sonia tunes
    nov 02, 2017

    Excelente e simples

    • Juliana Menezes
      Juliana Menezes
      nov 02, 2017

      Obrigada, Sônia! ?

  • […] que descobri minha intolerância a glúten e eu tive que dar adeus à essa […]