Mais uma receita do Masterchef! OBA! ?
Coxa de frango recheada com farofa de castanhas e velouté nordestino foi a a receita da Irina.
Os chefs não curtiram a apresentação, mas o sabor estava tão bom que deu à Irina seu primeiro destaque. Só posso concordar com eles. O sabor ficou excepcional!
Na prova eles tiveram de desossar um frango inteiro. Eu decidi desossar só a parte que utilizei, a coxa. E eu vou te confessar uma coisa. Essa receita deu medo de fazer. Porque eu nunca tinha desossado uma coxa antes. Mas o YouTube tá aí pra isso, e com a ajuda dele eu acabei me saindo super bem! No vídeo eu mostro o passo a passo da desossa, além da minha batalha com a cebola roxa e da reação do meu “jurado” particular. Vai lá assistir!
ASSISTA COMO FAZER NOSSA COXA RECHEADA MASTERCHEF:
Outra coisa que eu tinha medo: postar videos no YouTube. Eu achava que não ia dar conta. E eu estava mais ou menos certa. Editar videos é difícil e toma MUITO mais tempo do que eu imaginava, mas ao mesmo tempo é uma sensação muito boa de estar finalmente colocando minha arte no mundo, criando minha história, vencendo desafios. Muitas noites indo dormir de madrugada e muitas tardes editando e tentando me entender com o photoshop. Meus dias tem sido assim. E eu estou adorando!
O meu medo era de começar esse novo projeto dos vídeos e acontecer isso comigo:
“2017 vai ser meu ano”
Eu em 2017#MasterChefBR pic.twitter.com/x8uNEqJCSs
— Juliana (@0hmygloria) 13 de setembro de 2017
Mas daí, veio a vida e…
chega na mina e diz: Seu tombo, foi o mais lindo que já vi em toda minha vida, uai. (A mina pira) #MasterChefBR #MasterChefProfissionais pic.twitter.com/5myKh2xXZR
— Thiago Ferreira (@tferreirathiago) 13 de setembro de 2017
Então é isso: em duas situações dessa semana, do outro lado do medo, eu encontrei muita alegria.
E essa coxa de frango recheada com farofa, meus amigos… Ficou mágica, maravilhosa. Suculenta, macia, sabor simplesmente perfeito.
Sabor de festa na boca, desafio cumprido, vitória! 🙂

A coxa de frango alcança outro nível de gostosura nessa receita Masterchef! Coxa recheada, deliciosa e suculenta, acompanhada de vegetais que criam uma explosão de sabores em sua boca.
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 3/4 de xícara de castanha de caju picada bem miúda
- 1 ½ xícara de farinha de mandioca biju
- 1 alho picado
- sal e pimenta à gosto
- coxas de frango desossadas
- alho, sal e pimenta à gosto
- farofa de castanha feita anteriormente
- barbante
- manteiga de garrafa
- quiabo cortado ao meio
- abóbora cortada em meia lua
- sal, pimenta e azeite à gosto
- ½ ½ pimenta dedo de moça picadinha
- ½ pimentão verde picadinho
- 1 cebola roxa picadinha
- 1 tomate picadinho
- caldo de frango (usei 4 colheres de sopa)
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa cheia de farinha de mandioca
-
Refogue na manteiga: cebola e alho.
-
Acrescente a castanha de caju. Refogue por 1 minuto.
-
Acrescente a farinha de mandioca biju. Deixe dourar bastante. Tempere com sal e pimenta.
-
Tempere as coxas com sal, alho e pimenta.
-
Abras as coxas e recheie com a farofa (usei 1/2 colher de sobremesa para cada coxa).
-
Enrole as coxas com barbante e leve à frigideira com manteiga até dourar dos dois lados. Depois, leve ao forno médio por 30 minutos.
-
Antes de servir, leve à frigideira com manteiga novamente, para que a pele fique crocante.
-
Asse também a abóbora e o quiabo no forno, temperados com sal, pimenta e azeite. Deixe dourar bem. Corte a abóbora em meia luta. Corte o quiabo ao meio e vire para assar dos dois lados, deixando bem crocante e evitando fazer baba.
-
Faça um mirepoix nordestino. Corte a pimenta, o pimentão, a cebola e os tomates cerejas em brunoise. Refogue em 1 colher de sopa de manteiga, o pimentão. Deixe o pimentão suar bastante, para não ficar indigesto. Depois acrescente a cebola, a pimenta, e o tomate.
-
Quando o refogado estiver pronto, acrescente caldo de frango para fazer um molho (usei 4 colheres de sopa). Tem que acrescentar até ganhar uma textura de caldo/sopa.
-
Depois, faça um roux espessante. Numa frigideira pequena, misture 1 colher de sopa de manteiga e 1 colher de sopa bem cheia de farinha de mandioca, em fogo baixo até tudo se misturar. Depois, acrescente essa mistura ao caldo, para engrossá-lo, em fogo médio. Está pronto o velouté.
-
Para servir o prato, coloque a farofa à parte. Corte o frango ao meio e sirva virado para cima – para poder ver o recheio. Sirva a abóbora com o molho velouté por cima. Depois, coloque os quiabos espetados para dar um pouco de altura.