Medalhão de filé suíno com molho de vinho do porto

Prato principalReceitasSem glútenSem lactosedez 12, 2018por

Medalhão de filé suíno com molho de vinho do porto. Um prato rápido, sofisticado e delicioso para as suas festas de fim de ano!  

Chegou a melhor época do ano pra gente que ama comer bem! Vem Natal! Vem confraternizações! Vem Ano Novo! VEM TODO MUNDOOOO!

Mas vamos combinar que por mais que seja a melhor época pra comer comidas boas, final de ano é a pior época de cozinhar. É calorão na cozinha que chama né? Então, pensando em te poupar do sofrimento de passar calor na beira do fogão, trago essa receita super simples, porém toda trabalhada na chiqueza: Medalhão de filé suíno ao molho de vinho do Porto!

Carne de porco casa super bem com um molho com toque adocicado, né? Então nessa receita também vai o cranberry no molho, uma frutinha seca pra lá de gostosa que você encontra com preço camarada em lojas de produtos naturais que vendem a granel. Não tem cranberry? Sem problemas. Usa a nossa boa e velha amiga PASSAS, rainha dos pratos de Natal. Eu sou totalmente team passas! Mas se voce não curte, pode deixar de usar esse ingrediente, pois o vinho do porto junto com a cebola já concede o adocicado necessário para o sucesso do prato.

Gente, fica TÃO MACIO E TÃO SUCULENTO! 😍 Sirva com um arroz bem soltinho e farofa! Também fica ótimo junto com uma saladinha mais leve ou maionese.

Enfim, sem desculpas, galera. Façam que é simples e é sucesso! Mas já aviso que o povo vai querer comer e repetir, então fazer essa receita dobrada, se você tiver muitos convidados, com certeza é uma boa ideia! 😃😋

MAIS RECEITAS PARA O FINAL DE ANO:

Medalhão de filé mignon suíno com molho de vinho do porto e cranberry
Tempo de Preparo
10 mins
Tempo de Cozimento
30 mins
Tempo Total
40 mins
 

Medalhão de filé suíno com molho de vinho do porto. Um prato rápido, sofisticado e delicioso para as suas festas de fim de ano!  

Tipo de receita: Prato principal
Serve: 4 pessoas
Autor: Juliana Menezes
Ingredientes
  • 1 Filé mignon suíno (de 400g a 500g)
  • 1/2 cebola média cortada em meia lua
  • 1 dente de alho picado (1 colher de chá)
  • 1 colher de sopa bem cheia de manjericão
  • 1/2 xícara de vinho do porto
  • 1/2 xícara de cranberry (ou passas)
  • 1 fio de azeite de oliva extra virgem
  • Sal à gosto (usei 1/2 colher de sobremesa bem rasa)
  • pimenta do reino moída na hora
  • 1 punhado de amêndoas laminadas para decorar
Modo de Fazer
  1. Tempere o filé suíno com sal à gosto. Eu usei meia colher de sobremesa BEM rasa.

  2. Em uma panela com um fio de azeite, refogue o filé até dourar de todos os lados. Retire da panela e coloque em uma assadeira. Leve ao forno médio para dourar por cerca de 15 minutos.

  3. Na mesma panela, em fogo baixo, refogue o alho, a cebola e o manjericão até que a cebola amoleça.

  4. Após dourar a carne no forno, volte com o filé para a panela com o refogado de alho e cebola e regue com o vinho do porto. 

  5. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos, regando de vez em quando com o vinho do porto, até que a carne esteja macia.

  6. Cinco minutos antes do final do cozimento, adicione o cranberry. 

  7. Fatie o filé em rodelas e sirva numa travessa dispondo o molho ao redor. Decore o molho com amêndoas laminadas. Bom apetite!

Veja também esses relacionados

Comente via Facebook

Deixe seu comentário