OVOS COZIDOS PERFEITOS | GEMA MOLE E AO PONTO

AlmoçoCafé da manhaFitJantarLanchesLow carbpaleoPrato principalReceitasSem glútenSem lactoseVegetarianoVídeosWhole30abr 13, 2018por

Aprenda a fazer ovos cozidos, tanto com gema mole (ovo molet), quanto com gema firme! Ovos cozidos perfeitos, fáceis de descascar e super simples de fazer! E o melhor de tudo: essa minha receita de ovos cozidos permite que você cozinhe uma variedade de ovos com gemas das mais diversas texturas, tudo de uma vez e em uma só panela!

ovos ao ponto…

ovos com a gema firme, amarelinha! ?

ovos com gema mole ou ovos molet! Meus preferidos!

Parece ser uma tarefa bem simples cozinhar ovos, certo?

Então por que volta e meia meus ovos saíam cozidos demais, com aquela borda verde horrível em volta da gema?

Por que às vezes era tão difícil descascar?

Por que eu estava perdendo o prazer de comer ovos cozidos e achando todos eles sem graça?

Se você já se perguntou todos esses porquês, amigo, vamos dar as mãos. Eu também estava assim até descobrir essa maneira de fazer maravilhosa que facilita o cozimento dos ovos. Agora quero comer ovo cozido todo dia! Oba!

Vem comigo!


ASSISTA ESTE VÍDEO RÁPIDO DA MINHA RECEITA DE OVOS cozidos perfeitos:

E inscreva-se no meu canal do YouTube para vídeos de receitas fáceis semanais!

Eu cozinho meus ovos direto na água fervente por um simples motivo: Alumínio, aço, cerâmica e ferro são materiais com diferentes tempos de levar água a fervura e de reter o calor. Então, se seus ovos estão na água fria em uma panela de ferro e leva dois minutos a mais para ferver do que uma panela de alumínio, muitas vezes acontece de você cozinhar os ovos por tempo demais. Isso aumenta a probabilidade de um tom verde em torno de sua gema e um clara com textura emborrachada. Em outras palavras, ovos cozidos sem graça.

E vamos combinar? Ovos cozidos sem graça, JAMAIS!

um salve pra gema mole.

COMO COZINHAR OVOS DE GEMA MOLE E GEMA FIRME – TODOS JUNTOS EM UMA SÓ PANELA.

Apenas leve uma panela com água suficiente para cobrir os ovos à fervura. Coloque de 1 a 2 colheres de sopa de vinagre de maçã – esse é o meu segredo pra descascar os ovos com mais facilidade! Até 4 ovos eu coloco 1 colher de sopa de vinagre. Acima dessa quantidade, uso 2 colheres de sopa.

Coloque os ovos na água com ajuda de um pegador ou uma escumadeira. Para reduzir o risco de rachar os ovos, pode reduzir o fogo e aumentá-lo assim que todos os ovos estiverem na panela.

Ligue um timer imediatamente e deixe o tempo suficiente para alcançar a sua textura favorita.

  • 6 minutos: Gema líquida e clara macia, porém totalmente cozida. Minha gema preferida! Pro café da manhã, pro almoço, pro jantar, etc.
  • 7 minutos: Gema cremosa por fora e líquida por dentro. Essa gema é campeã em cima de torradas e saladas.
  • 8 minutos: Gema cremosa e clara firme. Bom pra comer de lanche.
  • 10 minutos: Gema ainda cremosa, porém mais firme. Boa para salada de maionese!
  • 14 minutos: O nosso bom e velho ovo cozido tradicional com gema e clara firmes, mas sem serem cozidas demais.

Assim que retirar da panela, coloque imediatamente num bowl com água gelada para que os ovos parem de cozinhar e mantenham sua textura.

Torrada de abacate

QUANTO TEMPO DURAM OS OVOS COZIDOS NA GELADEIRA?

Se você deixa seus ovos cozidos com a casca eles duram mais. Até uma semana. Aqui em casa eu já deixei na geladeira por 5 dias em potes de vidro com fecho hermético (inclusive os de gema bem mole!), mas como nossa geladeira não é aberta o tempo inteiro e só moram 2 pessoas em casa, tenho certeza que isso ajuda na duração dos alimentos. Por isso, considero 3 dias um tempo seguro para consumo, caso você descasque os ovos. De qualquer maneira, observe em sua casa e faça do jeito que achar melhor!

Além disso, vale lembrar que os ovos não devem ficar na porta da geladeira, devido a mudanças de temperatura frequentes. 

COMO DESCASCAR OS OVOS MAIS FACILMENTE:

Só tenho 2 dicas que realmente funcionam:

  • Adicione 1 colher de sopa de vinagre de maçã à água fervente.
  • Coloque os ovos cozidos na água gelada imediatamente.

Os ovos cozidos são super nutritivos e incluí-los na sua alimentação pode trazer muitos benefícios! Além disso, eles podem ser usados ​​em uma variedade de receitas saudáveis, como salada de maionese, ovos com gema mole no café da manha, coroando uma salada no almoço ou no jantar ou por cima de uma torrada de abacate low carb. Bom apetite!

OVOS COZIDOS PERFEITOS | GEMA MOLE E AO PONTO
Tempo de Preparo
5 mins
Tempo de Cozimento
10 mins
Tempo Total
15 mins
 

Aprenda a fazer ovos cozidos, tanto com gema mole (ovo molet), quanto com gema firme! Ovos cozidos perfeitos, fáceis de descascar e super simples de fazer! E o melhor de tudo: essa minha receita de ovos cozidos permite que você cozinhe uma variedade de ovos com gemas das mais diversas texturas, tudo de uma vez e em uma só panela!

Tipo de receita: Prato principal
Serve: 5 ovos
Autor: Juliana Menezes
Ingredientes
  • 1 a 6 ovos médios
Modo de Fazer
  1. Leve uma panela com água suficiente para cobrir os ovos à fervura.


  2. Enquanto espera a água ferver, retire os ovos da geladeira e prepare um bowl/tijela com agua gelada (eu uso água gelada e gelo)

  3. Assim que a água ferver, coloque de 1 a 2 colheres de vinagre de maçã na água, dependendo da quantidade de ovos. Até 4 ovos eu coloco 1 colher de sopa de vinagre. Acima dessa quantidade, uso 2 colheres de sopa.

  4. Coloque os ovos na panela com água fervente.

  5. Imediatamente ligue o timer. Para ovos com gema mole cozinhe por 6 a 7 minutos. Para ovos com gema firme cozinhe por 10 a 14 minutos. Veja mais tempos de cozimento no texto acima.

  6. Assim que der o tempo dos ovos, remova da água fervente e coloque imediatamente na água gelada, para que os ovos parem de cozinhar. 

  7. Descasque os ovos e aproveite!

 

somostribonatural

Veja também esses relacionados

Comente via Facebook

Deixe seu comentário

1 Comentário

  • […] Quer mais receitas saudáveis, fáceis, rápidas e à prova de falhas para sua marmita ou almoços/jantares da semana? Dá uma olhadinha no meu PEIXE GRELHADO EM 5 MINUTOS e nos OVOS COZIDOS PERFEITOS. […]